www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

01 junho 2012

"Mas o que a Síndrome de Down tem a ver com a Obesidade Controlada?" 
 Alguns devem estar se perguntando, "mas o que a Síndrome de Down tem a ver com a Obesidade Controlada?" Tem tudo a ver! Pra ser mais específico, tem a ver com a obesidade e os portadores de SD. Como já foi citado várias vezes aqui no blog, em posts como Doenças da Obesidade, a obesidade já virou epidemia mundial e atinge também pessoas com a Síndrome.  E pra nossa surpresa, o número de pessoas obesas entre os portadores de Síndrome de Down chega a ser entre as mulheres 96%, e nos homens 71%.

Trissomia do Cromosso 21 X Obesidade

O índice de lipídeos séricos e a prevalência de Diabetes em pessoas com essa deficiência é maior do que o normal, que pode resultar em excesso de adiposidade. Porém ainda não foi estudado o motivo concreto do porque pessoas com Síndrome de Downtem uma tendência maior a obesidade do que se comparado com outros distúrbios, mas existem teorias que tentam explicar o que ocorre no organismo dessas pessoas. Alguns pesquisadores acreditam que acontece uma diminuição na taxa metabólica basal e, mesmo que a pessoa não desenvolva o hipotireoidismo clínico ( síndrome que resulta da deficiência da produção de hormônios tireoidianos) , o trabalho dos músculos se tornariam menos eficiente tendo assim, um menor gasto calórico decorrente da hipotonia muscular . Porém, alguns estudos apontam que o aumento de peso ocorre até os 30 anos de idade, depois disso ocorre um declínio no peso.  Por todos esses motivos, o acompanhamento de um nutricionista durante toda a vida dos portadores de SD é essencial.
O hábito de comer saudável e praticar exercícios físicos é extremamente importante para todas as pessoas, mas, especialmente para crianças com SD, para que a obesidade seja evitada. Nos adultos, a reeducação alimentar se torna uma opção que deve ser considerada e incluída no dia a dia do portador de SD.

O que é a Síndrome de Down?

Também conhecida como Trissomia do Cromosso 21, a SD  ocorre devido um erro durante a divisão das células no momento da fecundação. Normalmente são feitas duas cópias do cromosso 21, no caso da SD o número de cópias sobe para três. Devido a esse erro acidental pessoas comSindrome de Down passam a ter características peculiares, como os olhos puxados que lembram muito os orientais, sua musculatura se torna menos eficaz e por fim, a “deficiência mental” ou, como a Organização Mundial da saúde chama “comprometimento intelectual”.  

Nenhum comentário: