www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

22 agosto 2012

Cantando no chuveiro…


Continuando o assunto sobre adaptação de banheiros, depois de comentarmos sobre os lavatórios (pias) – aqui e aqui – é a vez de tratarmos do box. Esse post é especial para os leitores que gostam de soltar a voz, afogar suas mágoas, curar uma ressaca ou simplesmente relaxar tomando um banho. Toda a vontade vai, literalmente, por água abaixo quando o box do banheiro não é confortável para a utilização.

A primeira coisa a se observar é se o box tem um bom espaço interno, coisa difícil de encontrar em imóveis mais novos. A NBR 9050 fala em medidas MÍNIMAS de 90 x 95 cm. É uma boa medida para quem usa um banco preso à parede, mas pode ser insuficiente para se colocar alguns tipos de cadeira de higiene. Se a pessoa precisar do auxílio de alguém durante o banho (ou quiser que alguém esteja junto para… sei lá), essa medida deve ser estendida para, pelo menos, 90 x 120 cm para haver algum conforto. Medidas muito maiores podem complicar mais do que ajudar, pois ficará mais difícil utilizar as paredes como apoios. A colocação de barras de apoio depende do gosto e da necessidade de cada pessoa.
O box deve ter largura suficiente para permitir a entrada e transferência com facilidade, seja para um banco de apoio ou para uma cadeira de higiene. Outro detalhe é que não pode existir nenhum obstáculo para entrada, ou seja, nem pensar em colocar uma pedra de granito (muito comum aqui no RJ). A melhor opção é construir o box com um rebaixamento no contra-piso de 2 ou 3 cm em relação ao resto do banheiro (em SP e no PR essa solução é mais comum). Na foto ao lado o rebaixamento é reto, mas pode ser amenizado com uma rampinha de 10 a 15 cm de comprimento para facilitar o acesso.

E para segurar a água, qual é a melhor opção? Box de vidro ou cortina de plástico?
A alternativa mais barata e simples é a cortina de plástico. Ela também tem a vantagem de deixar praticamente toda a entrada do box livre para a aproximação da cadeira. Sua maior desvantagem é ficar solta: quando se aproxima da pessoa, gruda na pele; quando se afasta, espalha água por todo o banheiro.
Se o espaço do box tiver duas laterais livres (uma quina), pode-se colocar um box de vidro com abertura dos dois lados, aumentando o espaço para entrada da cadeira. Considerando a colocação das folhas de vidro com 5 cm de sobreposição, a medida mínima do box para permitir essa passagem diagonal é de 90 x 120 cm.

No caso do box com paredes dos 3 lados, uma solução interessante é usar 3 folhas de vidro móveis.
Explicando melhor: tomando como exemplo um box de 120 cm de largura, se forem utilizadas duas folhas o maior espaço livre possível para entrada no box será de 57 cm, mas com a utlização de 3 folhas móveis esse espaço cresce para até 75 cm. Não é uma solução comum, poucas vidraçarias fazem esse tipo de serviço. Aqui no RJ encontrei essa opção com um representante da marca New Temper.
O sistema de rodízios usado é conhecido como “mão amiga” (não é o que você está pensando): um mecanismo de rodízios em que a porta do meio é puxada pelas duas extremidades.
A foto abaixo mostra o exemplo de um box com 3 folhas de vidro. Para facilitar a entrada, aproveitou-se o recuo de 30 cm que havia na parede, aumentando o tamanho do box de 120 cm para 150 cm. Dessa forma ampliou-se de 75 cm para 95 cm o vão livre quando o box está todo aberto.

Nenhum comentário: