www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

03 junho 2012





IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA  PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

Por: Priscila Paulina Bonette
A formação dos hábitos alimentares acontece de modo gradual, principalmente durante a primeira infância. De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária.
Nenhum alimento específico é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários para uma boa nutrição e conseqüente manutenção da saúde. Dessa forma, uma alimentação saudável é variada e adequada em nutrientes.
Seguir uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para obter uma melhor qualidade de vida. A dificuldade está em saber administrar os hábitos alimentares para se alcançar um equilíbrio, a melhor maneira para obter bons hábitos é iniciando uma reeducação alimentar, ou seja, a mudando os hábitos alimentares garantindo o bem estar físico e mental assim como prevenindo de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia (colesterol alto).
Para ter uma alimentação equilibrada e saudável é necessário conter alimentos que forneçam todos os nutrientes em quantidades adequadas sendo elas: carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, sais minerais, fibras e água os quais são insubstituíveis e indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo.
As doenças causadas por deficiências nutricionais impedem que milhares de pessoas tenham saúde e bem-estar, por isso é essencial uma boa alimentação para ter uma vida mais saudável.
Pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal, por isso deve comer várias vezes ao dia, para não comer demais em uma única refeição. Procure ingerir alimentos frescos, natural, sem condimentos, variados, temperos naturais e coloridos. É importante ter um cardápio bem variado na qual venha ter os macronutrientes e micronutrientes, dê atenção para a ingestão de líquidos assim como para frutas, verduras e fibras. Estes devem assegurar um bom funcionamento do intestino e auxiliam o tratamento de doenças.
“Uma alimentação correta com hábitos saudáveis e equilíbrio de nutrientes ajudam a diminuir os processos inflamatórios”.
O profissional indicado para ajudar nesse processo é o nutricionista, ele equilibrará suas necessidades nutricionais de acordo com seus hábitos e preferências alimentares.

Nenhum comentário: