www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

05 junho 2012

SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: UM ENCONTRO POSSÍVEL?


A sexualidade de pessoas com deficiência sempre foi um assunto cercado de muitos preconceitos e crenças errôneas na nossa cultura. Quantos de nós já não nos perguntamos se um cadeirante pode ou não ter relações sexuais ou se uma pessoa com autismo pode ou não desenvolver um relacionamento afetivo?
Tais ideias podem ser atribuídas a diversos fatores, dentre eles a crença em que a deficiência (qualquer que seja ela) incapacita de alguma forma o indivíduo para a vida em sociedade (e, portanto, para o pleno desempenho de sua vida amorosa e sexual), infantilizando seus portadores impedindo que amadureçam para a atividade sexual ou para um relacionamento afetivo, especialmente no caso da deficiência intelectual. Da mesma forma, é preciso considerar que os mitos que cercam a sexualidade passam também por um processo de construção. Por outro lado, essa expressão é particular a cada indivíduo, e essa diferença é inerente à própria condição humana, não podendo ser vinculada inequívoca e unicamente à presença ou ausência de uma condição física ou intelectual socialmente considerada como “deficiência”.
Para o entendimento dessas questões, a MIQUEI que atua na cidade de Barreiras e região há dez anos sente a necessidade de esclarecer e discutir com o intuito de levar à superação desses preconceitos e contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Palestra
SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
Palestrante: Lícia Ledss Santos da Cunha, Psicóloga Clínica, Professora FASB e IFBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior
Local: Colégio Estadual Antonio Geraldo
Data: 12 de junho de 2012
Horário: 20 horas

Nenhum comentário: