www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

14 julho 2012

Surdos oralizados em Portugal

A campanha da OUVIR para divulgar a existência e as necessidades dos surdos oralizados em Portugal


Foi com muita felicidade que tomei conhecimento da OUVIR, que é a Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos. Ela foi fundada em 2011 em Lisboa, e lançou uma campanha sensacional para divulgar a existência dos ‘surdos oralistas’, que no Brasil chamamos de surdos oralizados: pessoas com deficiência auditiva que se comunicam oralmente, utilizam (ou não) AASI e IC e não usam Libras. Isso é de extrema importância porque a população em geral desconhece a diversidade existente dentro da surdez, e quando lêem essa palavra vão logo pensando em língua de sinais. Acontece que atecnologia hoje é avançadíssima e uma porcentagem muito alta das pessoas escolhe o som e não o silêncio. Sim, essas pessoas (eu incluída) existem e têm necessidades específicas de acessibilidade – a campanha da OUVIR pela legenda obrigatória também é admirável.

Olhem só o que diz a página inicial do site da OUVIR:
“Este é o nosso espaço, que conta com a mais variada informação sobre as Próteses e Implantes Auditivos. Relatamos e divulgamos toda a informação sobre a ciência que acompanha os problemas de audição ou de surdez, como é o caso da Otorrinolaringologia, e ainda asTerapias orientadas para a Fala ou obtenção de maior audição. As cirurgias disponíveis e técnicas utilizadas para a Reabilitação Auditiva.
Contamos ainda com um fórum, para discutir os problemas vividos por cada um dos deficientes auditivos, sócios ou membros da OUVIR. Temos um enorme orgulho pelo nosso empenho, e de estarmos a dedicá-lo a quem nos visita ou pretende conhecer. Porque foi sempre de nossa intenção, desde o primeiro momento, fazer o melhor pelos deficientes auditivos, e informar a sociedade em geral dos problemas que acarretam a mesma deficiência, e por isso, é fundamental a sua divulgação.

Nenhum comentário: