www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

23 junho 2012

Herbet Viana Retrato de uma geração

Confira documentário sobre a vida de Herbert Viana

Em fevereiro de 2001, o Brasil parou diante do noticiário: Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, havia sofrido um grave acidente aéreo e estava entre a vida e a morte.

Mas a história teve um final feliz e agora vira filme, o documentário “Herbert de perto”que participa da mostra competitiva do Festival do Rio e tem exibição nesta terça-feira (6).

Dirigido por Roberto Berliner e Pedro Bronz, o longa-metragem mostra a trajetória do músico desde o lançamento dos Paralamas, nos anos 1980, até sua luta pela recuperação e o surpreendente retorno aos palcos, em 2002. “Minha principal motivação foi a história de amizade que tenho com esse grande cara, que é um exemplo de superação para todos nós”, diz Berliner, que conhece Herbert há 26 anos.

Após o acidente, que matou a mulher de Herbert, Lucy, e o deixou paraplégico, o cantor enfrentou um longo período de recuperação das graves lesões neurológicas que sofreu. Entretanto, o filme tenta manter distância do clima dramático para atender, segundo os diretores, a um pedido do próprio Herbert. “Ele disse que não queria uma direção que fizesse chorar”, conta Berliner.

A produção mescla imagens de arquivo e entrevistas realizadas com pessoas próximas a Herbert, como seus companheiros de grupo, Bi Ribeiro e João Barone, seu irmão Hermano Vianna e o amigo Dado Villa-Lobos. “O maior desafio foi reunir todo esse material, que veio de diversas fontes. Não é apenas um perfil do Herbert, é um retrato também de toda uma geração”, afirma Berliner.

Em uma das cenas, Herbert assiste a um depoimento seu, capturado mais de dez anos antes do acidente, em que ele afirma: "Acho que eu sempre consegui todas as coisas que eu quis e não vejo nada que eu não me sinto capaz de conseguir. Mesmo se a gente parasse e acontecesse uma tragédia, eu ia começar de novo e ia conseguir tudo de novo". Depois de todo o acontecido, essas palavras certamente ganharam novo significado, para Herbert e para o público.



Nenhum comentário: