www.mp3free.com.musicainfantil

Estátisticas

Contador

03 junho 2012

 

Definição : Esquizofrenia
Origem: wikipédia, a enciclopédia livre.
A esquizofrenia (do grego σχιζοφρενία; σχίζειν, "dividir"; e φρήν, "phren", "phrenés", no antigo grego, parte do corpo identificada por fazer a ligação entre o corpo e a alma, literalmente significa "diafragma"[1]) é considerada pela psicopatologia um tipo de sofrimento psíquico, classificado entre as psicoses. Na nomenclatura dos dsm´s é também chamada de transtorno psíquico severo que se caracteriza classicamente pelos seguintes conjuntos de sintomas: alterações do pensamento, alucinações (visuais, sinestésicas, e sobretudo auditivas), delírios e alterações no contato com a realidade. Junto da paranoia, da psicose maníaco-depressiva, damelancolia e da mania, hoje fragmentados e confusamente classificados pela cid-10 e pelo dsm-iv de transtorno delirante persistentetranstorno bipolarepisódio depressivo grave episódio maníaco, as esquizofrenias compõem, em contraposição àsneuroses, o grupo das psicoses[2]
É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir diversos tipos de pessoas, sem exclusão de grupos ou classes sociais.
De acordo com algumas estatísticas, a esquizofrenia atinge 1% da população mundial,[3] manifestando-se habitualmente entre os 15 e os 25 anos, com proporção semelhante entre homens e mulheres, podendo igualmente ocorrer na infância ou na meia-idade.
Algumas pessoas acometidas da esquizofrenia se destacaram e se destacam no meio acadêmico, artístico e social. Um exemplo famoso é o do matemático norte-americano john forbes nash, que, apesar do desafio de conviver por toda a vida com os sintomas psicóticos típicos, é um intelectual importante, deixando grandes contribuições às áreas de economia, biologia e teoria dos jogos.
A classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados com a saúde (cid), na cid-10, publicada pela organização mundial de saúde (oms), conclui que "num certo número de casos, que varia segundo as culturas e as populações, a evolução dirige-se para uma cura completa ou quase completa"[4].


Esquizofrênicos Famosos




John Forbes Nash


Matemático, professor e Prémio Nobel da Economia cuja vida é retratada no filme “Uma Mente Brilhante” (A Beautiful Mind) nasceu a 13 de Junho de 1928 em Bluefield, West Virginia, nos Estados Unidos.





Syd Barrett


Um dos fundadores da famosa banda inglesa “Pink Ployd”, originalmente era o vocalista, guitarrista e principal compositor da banda. Foi também um guitarrista inovador, um dos primeiros a explorar completamente as capacidades sonoras da distorção e especialmente da máquina de eco.






Jack Kerouac


Escritor franco-americano, nasceu a 12 de Março de 1922, em Lowell, Massachusetts, e faleceu a 21 de Outubro de 1969, em St. Petersburg, na Florida.
Escreveu a sua obra-prima “On The Road”, em 1957, livro que seria consagrado mais tarde como a “bíblia hippie”, em apenas três semanas.





Van Gogh


Vincent Willem Van Gogh, (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890), aclamado pintor holandês, considerado o pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas e cujo talento só foi reconhecido após a sua morte.

Nenhum comentário: