A Secretaria dos Transportes, por meio da Diretoria de Trânsito, iniciou na manhã da última terça-feira (08) a campanha Estacione Consciente, com o objetivo de fortalecer entre os motoristas o respeito às vagas preferenciais de idosos e deficientes.
Com isso, equipes formadas por monitoras trajando camisetas e crachás de identificação estão percorrendo as ruas da região central e colocando panfletos e adesivos nos veículos que estão estacionados irregularmente. A meta é distribuir 5 mil folhetos em dois meses de trabalho.
A Campanha Estacione Consciente nasceu de um projeto da Câmara dos Vereadores, que recebeu o apoio do Executivo e foi organizada pela Secretaria de Transportes. A idéia é mudar o comportamento dos motoristas que utilizam irregularmanente as vagas exclusivas e demarcadas para idosos e deficientes. Estacionar nestas vagas é uma infração de trânsito, de nível leve, que representa 3 pontos na Carteira de Habilitação e resulta numa multa de R$ 53,20. Em 2011, a Setransp emitiu 488 multas por estacionamento irregular em vaga de deficiente e 892 multas por estacionamento irregular em vaga de idoso.
Stella Mantoan, coordenadora da campanha da Setransp, explica que a intenção é sensibilizar o motorista para que evite deixar seus veículos em vagas preferenciais, mesmo que seja por poucos minutos. “Essas vagas foram criadas exatamente para ajudar essas pessoas que têm mobilidade reduzida”, disse. “É importante que as pessoas respeitem esse direito”. Stella ainda destaca que no primeiro dia de campanha a aceitação do material informativo foi muito positiva. A distribuição é feita por seis monitoras identificadas com o slogan da campanha, que também conta com o apoio dos conselhos municipais do Idoso e da Pessoa com Deficiência.
O material informativo é colocado nos veículos que estão ocupando irregularmente a vaga preferencial. Se o proprietário estiver no local, ele também é orientado a respeitar a legislação e aconselhado a retirar o seu veículo. Mas é importante esclarecer que a fiscalização de trânsito de rotina, realizada pelos agentes, também continua. Isso significa que o motorista que desrespeitar o uso das vagas preferenciais pode ser efetivamente multado.
Para a motorista Márcia Aparecida Silva, que mora no bairro da Colônia, essa campanha é ótima. “Eu vejo muito desrespeito às vagas dos idosos, principalmente. As pessoas sabem que não podem estacionar, mas estacionam e dizem que é por pouco tempo. Isso não está certo. Acho muito importante os demais motoristas respeitarem essas vagas”, confirmou.

De acordo com a lei
Para utilizar as vagas preferenciais é necessário que o idoso (mais de 65 anos) e o deficiente tenham cadastro junto à Setransp. Esse cadastro é gratuito e muito fácil de ser feito no Poupatempo, que está localizado no Complexo Fepasa. O interessado deve apresentar cópia da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência. No caso do deficiente, também é necessário apresentar laudo médico emitido pelo SUS.
Na hora já é confeccionada a credencial para o idoso e o deficiente poderem usar a vaga adequadamente. Essa credencial deve ser colocada de maneira visível no parabrisa do carro, durante o uso da vaga preferencial. Informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 4589-8400 ou pelo site www.jundiai.sp.gov.br